Alunos:
A-paralelos: Niúra Borges, Eny Schuch, Fernanda Stein e Paulo Guimarães
Lectum
Performance sobre leitura de jornal.
2007 1’30”
Lectum
Performance sobre leitura de jornal.
2007 1’30”
Airton Jordani Jardim Filho
Joelho
Labirinto de imagens e sobreposições de imagens de uma artroscopia com desenhos e pinturas de artistas renascentistas.
2007 2’ 26”
Carlos Augusto Maahs
A dança do sabre
Animação de peças de cerâmica para releituta do trabalho “24 Hours” de Antony Gormley.
2007 37”
Carlos Eduardo Moraes Vianna
Perto do fim
Uma visão lisérgica da questão ambiental.
2007 3’
Claudia Paim
bye children
Sobreposições de imagens e manipulação de texturas ao som de antiga cantiga de roda.
2007 2’
Cláudia Paranhos
Dança Contemporânea II
A vacabelha Cow Bee dança.
2007 1’
Débora Soster
ColEUções
Seqüência de fotografias de objetos colecionados propondo uma trajetória temporal de diversas coleções.
2007 1’47”
Denis Nicola, Janete Nedel, Néfer Kroll
A história da dança dos dedos de uma tulipa
Experimentos de performance aliada à fotografia.
2007 1’
Diego Amaral
Linha Muda
O percurso do esgotamento de uma linha.
2007 2’45”
Diego Kasper
Domingo no parque
Imagens de brinquedos de um singelo parque de diversões fundem-se a uma trilha inquietante.
2007 50”
Fernanda Manéa
Pia
Combinação de som e movimento de água corrente. Utilização da pia do banheiro do 7º andar do Instituto da Artes.
2006 3’
João Ricardo Lopes Grando
Composição homônima
Investigações sobre luz repetida.
2007 3’
Joubert Gouvêa da Silveira Vidor
Chiaroscuro
Superfície na qual se velam e desvelam idéias, dançam riscos e sombras, fluem energias e ritmos.
2007 3’
Krishna Daudt
Perdão
Uma palavra que, na falta de um destino, faz do suporte de inscrição a matéria de seu ato – e de sua violência. Vídeo em parceria com Vitor Butkus.
2007 3’
Laura Cassol Soro
Pane di toni
Passagem de câmera
2007 2’23”
Lílian Santos Gomes
Caixa de Música
Micro-ondas como sendo uma caixa de música metafórica.
2007 1’30”
Luis Roque
Na linha
Passarinho na linha
2007 50”
Luisa Gabriela Santos
Quanto
Pessoas, coisas, animais e tempos de dois bairros da cidade.
2007 2’35”
Manuela Eichner
objeto claro e sem nome
Embaixo desses arcos, sobre essa água, há escudos de fogo.
2007 2:37
Marco Antonio Aschmith de Arruda
Como é que o som penetra na sombra e a pena sai da penumbra
Experimentalismo de desenhos sobre vídeo
2007 2’30”
O Mergulho: Camila Mello, Jorge Soledar e Manuela Eichner
Estados Temporários
Relação diante de aparelhos de vídeo, re-significando o jogo de possibilidades do fluxo temporal da experiência.
2007 3’
Miriam Quaresma da Porciuncula
Insone
Um passageiro insone se atormenta na noite.
2006 1’
Rafael Pagatini
Defeito 01
Imagens de convites de falecimentos retirados do jornal são fundidas com os seus códigos binários.
2007 3’
RONALDO
Webvenuscam
A verdade sobre a vida
2007 2’50”
Vitor Butkus
IDM 04
Síntese sonora e vídeo digitais são articulados na composição de uma espacialidade.
2007 2’56”
Vivian Lockmann
Marcella
Uma boneca fragmentada com cortes em carne plástica.
2007 3’
Professores:
Eny Schuch
30 s
Sapatilha suspensa sobre padrão de barras.
2007 30”
30 s
Sapatilha suspensa sobre padrão de barras.
2007 30”
Alberto Semeler
Esta noite eu vou me entregar para o diabo
Sujeito cansado da vida resolve entregar-se ao diabo.
2007 3’
Maria Lucia Cattani
águas cruzadas
Intercepção de águas
2007 3’
Artistas Convidados:
Antonio Pasolini
CV
Jornalista, videomaker, curador e crítico de cinema. Natural de Vitoria/ES, está radicado na Europa desde 1996. Seus vídeos tem sido amplamente exibidos em festivais internacionais e, como curador, ele produziu a mostra de vídeo-arte brasileira, Video Links Brazil, exibida na Tate Modern, em Londres em março de 2007.
A arte da videoarte
Mash-up que usa comerciais de televisão da virada dos anos 50 e 60 sobre novos aparelhos de TV. Ensaio visual sobre a ontologia da videoarte, a arte da era televisual.
2007 2’18”
Vídeo Grafite: Lobo-Motivas
Utilização da estratégia do grafite para executar um ato simbólico de vandalismo contra o Globo - sem dúvida a maior colonizadora cultural do Brasil. Sobreposição do nome do autor sobre todos os créditos da novela Locomotivas (1977).
2007 56”
Sujeito cansado da vida resolve entregar-se ao diabo.
2007 3’
Maria Lucia Cattani
águas cruzadas
Intercepção de águas
2007 3’
Artistas Convidados:
Antonio Pasolini
CV
Jornalista, videomaker, curador e crítico de cinema. Natural de Vitoria/ES, está radicado na Europa desde 1996. Seus vídeos tem sido amplamente exibidos em festivais internacionais e, como curador, ele produziu a mostra de vídeo-arte brasileira, Video Links Brazil, exibida na Tate Modern, em Londres em março de 2007.
A arte da videoarte
Mash-up que usa comerciais de televisão da virada dos anos 50 e 60 sobre novos aparelhos de TV. Ensaio visual sobre a ontologia da videoarte, a arte da era televisual.
2007 2’18”
Vídeo Grafite: Lobo-Motivas
Utilização da estratégia do grafite para executar um ato simbólico de vandalismo contra o Globo - sem dúvida a maior colonizadora cultural do Brasil. Sobreposição do nome do autor sobre todos os créditos da novela Locomotivas (1977).
2007 56”
Milton Machado
CV
Artista plástico, PhD Fine Arts, Goldsmiths College University of London, 2000, e Pesquisador do CNPq. Desde 1970, participa de diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Tem textos publicados em livros, revistas, jornais e websites. De 1983 a 1994, foi professor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
É professor do Departamento de História e Teoria da Arte e do PPG-AV, Escola de Belas Artes EBA / UFRJ.
Edifício Galaxie (sobre a mobilidade)
As fotos originais foram tiradas em 1975, ano de fabricação do carro e da recente inauguração do edifício. Esses objetos de luxo complementavam-se como sinais aparentes de status e mobilidade social. Os dois se relacionam pela oposição entre a mobilidade dos automóveis e a imobilidade dos edifícios. Aqui, trocas de marcha e sub-locações inesperadas relativizam essas oposições. O carro e o edifício estão aqui como objetos não-identificados. Mesmo sendo os mesmos, sempre são outros.
1994 / 2003 2’29”
Convergências
2005 2’27”
O trabalho parte de um quase-poema composto pelo autor a partir de diferentes articulações e permutações das sílabas que compõem o nome do escritor mexicano Octavio Paz, gerando uma partitura para interpretações sonoras e visuais. Também é uma homenagem do autor ao poeta Murilo Mendes que, como Octavio Paz, escreveu livro com o título “Convergências”.