5º vaga-lume

Alunos:

Ali Khodr
Impressão
Registro de uma impressão em que é abordado o tema da temporalidade sugerindo uma outra ordem.
1’40”
2006

Ana Ligia Becker
mundo a fora
O mundo sai para percorrer o mundo.
3’
2006

Coletivo C.D.M. - Centro de Desintoxicação Midiática
Re ações públicas
Uma tentativa de resgatar nos dias de hoje, numa atitude frenética e claramente paradoxal, a figura do flaneur.
2’50”
2006

Camila Mello
Inércia
Investigação da relação do corpo submetido a um conjunto de forças de resultante nula.
1’30”
2006

Cláudia Paim
Olhar(?)
Imagens que ao serem manipuladas tornam-se ambíguas.
2’
2006

Cláudia Paranhos
Dança contemporânea
Cow Bees, a vacabelha, dança.
1’16”
2005

Eriel de Araújo Santos
Insituável
Jogo entre uma imagem e a realidade.
1’14”
2006

Gabriela Cavalheiro
Derivado alusivo de janeiro (até hoje)
No extinto Cinema Imperial um único ingresso é vendido.
3’
2006

Gustavo Tijolo
número nove
Da janela do um quarto para a gaveta de sons.
1’29”
2006

Janete Birck Nedel e Thiago Esser
Antes ou depois?
Um jogo sem resposta certa - a mímese como ato criativo por excelência.
1’33”
2006

Jéssica Araújo Becker
La mirada del otro
Movimento estudantil de 1918, na Argentina, que originará a Reforma Universitária mais importante da América do Sul. Hoje essa história está esquecida e o lugar onde tudo começou (Paseo de la Reforma) abandonado.
1’40”
2006

Lizandra Guerra
h
Animação a partir de xilogravuras, com trilha original.
1’36”
2006

Marcelo Gobatto
Annabele
Apropriação e manipulação do filme “Annabelle Serpentine Dance nº4”, produzido em 1897.
1’36”
2006

Marcelo Hernandez Borba
SÓS
Uma série de desenhos digitais que tem como foco principal o próprio processo do desenho em ordem cronológica subvertida.
2’45”
2006

Manuel da Costa
Mato
Uma única vista da Mata Atlântica é exibida em uma animação de 12 fotografias batidas mês a mês ao longo de um ano entre 1996-1997.
2’40”
2006

Marco Antonio Schmith de Arruda
Esmagadora dos vestígios que carrego, às vezes até da minha fugaz noturnês
Homem usando trajes do século 20 perambula sozinho por um bar. Seu corpo não possui opacidade.
3’
2006

Marinice Velleda Ribeiro
Ciclos
Animação que atribui sensação de movimentos cíclicos a imagens fixas, transformando um simples registro fotográfico numa seqüência de atos e sensações.
36”
2006

Míriam Porciúncula
Pulsação
Recipiente de metal preenchido com um líquido vermelho que derrete de um sólido com o mesmo formato do recipiente.
1’
2006

Rafael Araújo
animabranca
Faces de uma mesma mulher.
1’45”
2006

Rafael Pagatini, Antonio Dora, Lidiele Berriel
Reflexão
O ritmo frenético de uma cidade ao entardecer contrasta com a imagem do vendedor de espelhos que a observa.
2’10”
2006

Raphael Bibel Capella
Freakuência
Através de uma estética sombria, sensações de admiração, estranheza e desconforto.
1’
2006

Rodrigo Balan Uriartt
Move Massa – a political parody
Reflexão e revolta pela passividade em que se encontram os cidadãos diante dos abusos e prevaricações dos políticos e poderes constituídos.
3’
2006

Romy Pocztaruk
um corpo que cai
Colagem digital de um pequeno fragmento de um comercial veiculado na televisão, no qual evidencia-se a imagem da queda de um homem, ao som do compositor Vicent Gallo.
1’35”
2006

Ruth Moreira de Sousa
A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica
Visão irônica sobre questões recorrentes na arte, como originalidade e cópia.
1’06”
2005

Renata M.Camargo
Lala
Imagens em xilogravura da gata Lala, com sobreposição de várias cores, buscando mostrar as suas alterações.
1’
2006

Professores:

Alberto Semeler
Digital VooDoo
Utilização de recursos de edição não convencionais como a interface Midi explorando a estética do vídeo digital associado ao computador.
56”
2006

Eny Schuch
Flash
Sequências de paisagens rurais à beira das estradas.
47”
ano:2006

Hélio Fervenza
Problemas de linguagem
Entrevista com um cachorro que se encontra atrás da cerca de uma casa em Porto Alegre.
3’
2005

Romanita Disconzi
Daysies
Imagens captadas da natureza e imagens construídas no computador colocadas em relação de superposição, oposição ou contigüidade através de um programa de fractais.
1’59”
2006

Sandra Rey
idas e vindas
O reflexo de pessoas desviando uma poça d'água num dia de chuva.
2’56”
2005

Maria Lucia Cattani
Paralelas
linhas horizontais estáticas e verticais em movimento relacionadas com “pontos”.
1’
2006
Artistas Convidados: Emilio Martínez e Bia Santos desiertotropical Duas cenas de viagens de encontro com o mar, duas paisagens: deserto/bosque, o sul da Europa e o norte do Brasil. duração: 1’ ano: 2004/5 Emilio Martínez e Bia Santos transitar Ação de dois personagens que se esforçam em marcar um espaço sobre a areia da praia, expostos a intempéries e à ação da natureza. 2’ 2005